Áudio e Vídeo disponíveis
Na língua portuguesa, a forma como são escritas as palavras é quase sempre o caminho para saber como elas são pronunciadas. Mas, infelizmente, este não é o caso em inglês. Enquanto em nossa língua a correlação pronúncia-ortografia (sound-spelling) é evidente, no inglês é bastante irregular, pois este idioma é uma mistura de várias línguas, resultando em alguns dos padrões de escrita estranhos que aprendemos hoje.
Os brasileiros procuram o dicionário para saber somente o significado, porque não têm tantas dificuldades para pronunciar as palavras do português, ao contrário dos americanos, que desejam ver a interpretação oral do inglês. Para melhorar a pronúncia e a audição deste idioma, ajuda bastante familiarizar-se com os símbolos que representam os sons das palavras.
Quem está estudando Pronunciation sabe, por exemplo, os desafios que representam as vogais, já que elas têm diferentes sons. Enquanto no português conhecemos apenas sete sons para as vogais, no inglês americano são 15.
Neste post queremos provocar comentários a respeito da forma e diferença de pronúncia entre o sons do /ɑ/ e do /Ʌ/, símbolos do International Phonetic Alphabet (IPA) para palavras escritas com “a” (father, watch, dark, want) e “o” (hot, stop, modern, job), no primeiro caso, e “u” (sun, much, just, fun), “o” (love, money, mother, brother), “ou” (country, young, cousin, trouble) e às vezes “a” (was, wasn’t, what), no segundo. O /Ʌ/ é conhecido como “Chinese Hat” ou “Chapeau” e é a forma tônica (estressada) da vogal neutra chamada “Schwa” (representada pelo símbolo /ə/. Não tem equivalente em português, o que pode levar a erros fonológicos, em palavras como em fond /fɑnd) e found /fɅnd/.
Será que dá para ouvir uma clara diferença entre os seus sons, especialmente quando pronunciados por um nativo americano? É preciso ouvir muito e apurar bastante os ouvidos, não bastando apenas saber a forma como são articulados os sons. Porque é sutil a mudança da posição do queixo e da língua quando falamos os dois sons. Na pronúncia do /Ʌ/, os lábios são completamente relaxados, ligeiramente separados. A língua é relaxada, em meia posição. No /ɑ/, os lábios são mais separados, a mandíbula desce mais e a língua mais baixa e mais tensa.
Algumas pessoas entendem que o /Ʌ/ é um som mais fechado, como se fosse o /â/ do português, mas em muitos learning videos ele é ensinado de forma mais aberta (não extensivo e/ou forte). Quando Sabrina Sato, do programa Pânico na TV, foi entrevistar Justin Bieber, pronunciou seu primeiro nome (o “u” tem o som do “Chapeau”), de forma fechada e extensiva, sendo corrigida pelo cantor.
Veja abaixo o vídeo da professora americana Rachel mostrando a diferença entre os dois sons.