Recentemente li artigo de uma especialista em Sociologia da Educação sobre o uso muito específico da língua inglesa nas manchetes (headlines) de jornais. Afirma que nas publicações de língua inglesa o vocabulário usado para compor as manchetes não é nada comum, com uma construção sintática complexa.
No entanto, assim como na terra do Tio Sam ou na terra da Rainha, no Brasil ou outros países os títulos das matérias de jornais ou revistas, independentemente do gênero jornalístico (reportagens, análises, entrevistas, editoriais, crônicas ou outro qualquer), buscam instigar o leitor, despertar seu interesse para o texto.
Nem por isso pretende deixar de informar.
Pelo menos, deveria informar.
É verdade que existem bons e maus títulos. Alguns se encaixam com perfeição ao assunto enfocados, outros são realmente mal elaborados. Todo jornalista aprende, desde os primeiros passos na profissão, que uma das mais difíceis tarefas na edição de um jornal, revista ou até de um post como este, é criar um bom título. Não depende apenas de técnica, é preciso criatividade.
É verdade também que o título de jornais e revistas têm muito a ver com a sua linha editorial. Mas seja qual for essa linha, a regra básica é o título anunciar a informação principal do texto ou descrever com precisão um fato.
Em português, para ter mais força, usa-se o presente do indicativo e não o pretérito. Como no idioma ingês, os artigos são dispensados para economizar sinais. Mas estão presentes nas formas de valor absoluto (os mais inteligentes; o mais esperto).
Assim como no português com o verbo ser (Iniciada a construção do estádio e não Foi iniciada a construção do estádio), na língua inglesa pode existir a omissão do verbo to be (“Dog worse: royal doctor ready to operate”, exemplo no artigo da professora), além de o uso de substantivos como adjetivos.
Outro aspecto importante é a ausência de formas verbais como o present continuous (is having) ou present perfect (has called). Elas são substituídas, de maneira geral, pelo simple present.
Então, se você está pensando em escrever para publicações nacionais ou quer ir mais longe e fazer parte da redação de jornais como The Sun ou do New York Times, vá se acostumando à sua linha editorial, mas sem esquecer das regras para a construção de bons títulos. Veja algumas manchetes desses jornais:
![]() |
![]() |
![]() |
Clique nas imagens para ampliar
Curtam e comentem!
Até a próxima!